É isso ai...
Esse blog foi criado pelo Jão para colocarmos informações e experiencias sobre nossas motos.
Para muitos, moto significa: liberdade, aventura, adrenalina, novas amizades, companheirismo, esfriar a cabeça...
Minha mulher me disse ontem "Nossa, o Jão fica empolgado até para ir a padaria de moto para comprar pão."
Não respondi, apenas sorri... É esse o espirito.
Bom, mas vamos lá...
O que reúne tudo isso de bom que a moto proporciona?
VIAGEM DE MOTO! ahuahau
Em junho/julho tenho 20 dias de ferias e quero usar uns 8 a 10 desses dias viajando...
Com isso em mente, iniciei o projeto "inverno 2013".
Dessa vez será uma viagem mais Easy Rider... Sem muita preocupação com "onde dormir" ou "onde comer"... heheh
Lembrando que só estou fazendo isso porque a mulher vai trabalhar e não vai poder ir. Viagem de moto junto com a esposa é outra conversa que fica para uma outra hora.
Usando minha pequena experiencia em viagens de moto, vou tentar colocar aqui um passo a passo simples para que a viagem não vire tragédia... Na minha opinião, viagem grande de moto deve ser bem planejada, mesmo que seja Easy Rider, irei planejar ela com 1 mes de antecedencia...
Abaixo um pequeno check list para planejar uma viagem de moto.
1º- Quando ir e qual destino?
2º- Trajeto?
3º- Onde comer e dormir?
4º- Como esta a moto?
Quando e onde?
Serra do Rio do Rastro - Lauro Müller - SC
junho/julho de 2013
Por onde vou?
Se for um destino que ainda não conhece, como vai ser pra mim, lembre-se de planejar o trajeto de ida e volta... Google Maps ajuda muito... e se a viagem for longa terá que parar no caminho, então tente planejar umas paradas em lugares que vale a pena conhecer...
na ida, vou passar em Curitiba - PR
descer pelo litoral até a Serra do Rio do Rastro e na volta quero passar em Treze Tilias - SC
Cama, mesa e banho... hehehe
Onde ficar? onde comer?
Internet esta ai pra isso, pesquise hotel, restaurante, paradas na rodovia, pedagios e postos de apoio ao usuário da rodovia... tudo é importante... tanto para descansar e se alimentar, como para consertar a moto em caso de emergencias.
Se vai viajar com a mulher o ideal é planejar que dia irá, reservar hotel com antecedencia, ter uma listinha de lugares bonitos para conhecer.... não sei se todas, mas a minha mulher não gosta muito de improviso, então é melhor ter tudo planejado... heheheh
Aproveite a internet e pesquise clima, estação do ano, condições das rodovias que ira usar...
Cuide com carinho da Motoca!
Se voce usa a moto todo dia, faça uma revisão duas semanas antes da viagem, se usa a moto apenas nos finais de semana, faça a revisão com 1 mes de antecedencia.
porque? pois assim, se tiver algum detalhe que ficou ruim depois da revisão, alguma regulagem que não ficou legal, parafuso solto, freio fraco, corrente solta, etc... voce ira perceber esse problema na cidade e com tempo de mandar para a oficina corrigir o detalhe. Muito melhor do que perceber no meio da rodovia que seu carburador esta mal regulado ou que o freio não funciona depois que esquenta ou que a moto vibra virado o cacete quando passa de 100km/h e tera que voltar para o mecanico, atrasando a viagem e perder a reserva dos hoteis, etc.... heheheh
Quando vou fazer uma viagem maior, levo a Moto no mecanico e peço para ele fazer uma "revisão para viagem". verificando assim, vida util dos cabos, pastilha de freio, pneu, oleo e tudo mais...
Bom, é isso ai...
Com o destino decidido, trajeto traçado, hotéis reservados e moto revisada é só esperar o dia de fazer as malas... hehehe
aqui vão alguns sites legais sobre viagem de moto.
http://www.viagemdemoto.com/
http://www.diariodemotocicleta.com.br/
http://viagensdemotopelobrasil.blogspot.com.br/
http://www.motoa2.com.br/dicas.html
http://www.viagensdemotominhapaixao.blogspot.com.br/
No mais é isso.
Fica assim então.
Já estabeleceu os horários de partida e chegada?
ResponderExcluirparece que essa viagem vai ficar para outro inverno... mas ira acontecer... esse é o problema de viagem com pouco planejamento e programação...
ResponderExcluirEspero que no próximo inverno vocês tenham motocicletas estradeiras ao invés de moto de passeio de 125cc.
ResponderExcluirComo no Easy Rider:04 motos foram usadas para o filme, de 1949, 1950 e 1952, todas modelo Hydra-Glide, com os lendários motores Pan Head e quadros “rabo-duro”. As transformações para torná-las “chopper” foram feitas por Cliff Vaughs e Ben Hardy, baseadas em idéias de Peter Fonda.
Não basta só planejamento...tem que ter autonomia.
Então, Paulo! Valeu a presença no blog e sinta-se em casa pra opinar. Esse espaço é de todo mundo que, como nós, ama sua motoca.
ResponderExcluirVou tentar responder você com o pouco que eu sei.
Primeiro sobre autonomia, a Intruder tem bem mais que algumas Harley mais potentes. O tanque cheio dela dá mais de 250km na estrada, e algumas Harley como a 883 (a mais econômica que conheço) fazem em torno de 150km, 170km com a mesma litragem. Corrijam-me se estiver enganado.
Sobre a questão estrada versus moto leve e de baixa cilindrada, não sei nem como responder. Mas na minha opinião você tem razão... ao mesmo tempo penso que não é bem isso.
Explico: eu mesmo, como você pode ver nos posts, não sei zorra nenhuma de estrada. Também não sinto confiança de botar a Poderosa e suas 125cc numa pista de 500km, ainda. Todavia o conceito de "moto de passeio" varia numa relação diretamente ligada à quantidade de BR do motociclista. Meu colega Shoiti, por exemplo, fará essa viagem numa 600cc (conforme você poderá ver na foto com a galinha na serra, é uma Sombra600) em data vindoura. Ainda assim ele também viajou com a Truda de 125 o trecho de Paraná-Interior de São Paulo algumas vezes. E alega ter sido de boa.
Então, sim, a Intruder é uma 125cc e isso é perfil urbano. Uma moto mais forte, que não caia pra 80km/h numa subida, é bem melhor. Mas não, essa potência não chega a ser um fator que impossibilita a façanha (Eu sei que não foi oque você disse, mas estou só divagando). Afinal, o limite nas estradas varia em torno de 110km/h e a danadinha pega isso.
Então é pedir demais sim, mas pra quem ama estrada, dá.
Ilustraria dizendo que um colega nosso usa uma pra viajar jornadas ainda mais malucas, como por exemplo Paraná-Bahia-Paraná. É loucura. E ele vai de moto carregada. Intruder 125cc.
No meu caso particular, não tenho essa boléia toda, preferia poder meter uma Pan Head na estrada (escape berrando feito o capeta o trecho todo) e curtir sem medo de caminhão na banguela atrás de mim. Só que 50k Dilmas não tenho.
Enfim, tudo muito relativo da minha parte. Mas também espero que em 3 ou 4 invernos possa pegar uma estradeira.
E valeu a informação sobre o Easy Rider. (SPOILER ADIANTE) Os caras morrem no fim e mesmo assim a galera se inspira com a viagem. Tem uma cena em "Fugindo do Inferno", com o Steve McQueen que também é muito inspiradora nesse sentido. O sujeito foge, corre, pula e acaba preso de novo. Acho que todo motociclista é meio Dom Quixote...
Abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir110 km/h é o que diz a lei...na pratica a teoria é a outra!
ResponderExcluirEm quase todas as situações ser alto e forte (talvez até pesado) é melhor. Principalmente em longas jornadas. Penso que o que mais pesa em longos trechos de estrada é o cansaço. Motos mais pesadas cansam bem menos.
Lembro-me do SP-2, que na estrada era levinho...levinho... flutuava...quando passava ônibus... quando passava caminhões... quando passava carretas então...eu ia para as nuvens feito passarinho. Sem falar no lixo que andar atrás destes bichos chegam no vidro.. imagine no capacete!! Se chover então...com a estrada limpa como são as nossas... haja maquina de lavar roupa!! Quando der para enxergar.
Peguei estrada entre Curitiba e Palmeira. Quase me caquei todo quando eu acelerei um trecho e a moto nem com reza brava conseguia ser mais rápida que um caminhão em pista simples na banguela teimava em buzinar na minha bunda!
Foi uma experiência única e inesquecível. Claro que isto jamais irá apagar meu espírito Easy Rider...e espero que nem o de vocês,
Outro abraço!